Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16124
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Medeiros, Breno Perrotta Tombasco de
Orientador: Vianna, Dilo Sergio de Carvalho
Resumo: Órgãos internacionais, preocupados com a harmonização da contabilidade pelo mundo, levaram a UNCTAD, órgão da ONU, junto ao ISAR, a criarem uma proposta de Currículo Mundial (CM) com o intuito de padronizarem o ensino contábil pelo planeta. Entre os blocos presentes no CM, está o ensino da Tecnologia da Informação (TI). O objetivo deste trabalho é analisar a grade curricular existente nas graduações presenciais em ciências contábeis das universidades públicas do Brasil, comparando com a grade proposta pela ONU/UNCTAD/ISAR, para averiguar quantas disciplinas relacionadas a TI são ofertadas. A divisão dos blocos foi a mesma utilizada por Sakata e Riccio (2004). As bases de dados coletadas para a análise foram as grades curriculares presentes nos sites das próprias universidades. O recolhimento dos dados foi realizado ao longo do mês de maio de 2021. Os resultados foram analisados e apresentados com base nas estatísticas descritivas, sendo os dados divididos por blocos de conhecimento, região do país e universidades. Os resultados demonstraram que apenas 3% da grade dos cursos de ciências contábeis oferta a disciplinas de TI. A Região Sul foi a região que mais apresentou disciplinas de TI. A UFSM foi, dentro de todas as universidades analisada, a universidade com maior número de disciplinas de TI.
Palavras-chave: Ciências contábeis
Tecnologia da informação
Universidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MEDEIROS, Breno Perrotta Tombasco de. O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciência Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPTMedeiros.pdf220.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.