Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16159
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A importância do planejamento tributário como ferramenta de controle fiscal: análise de elisão e evasão fiscal no setor automotivo
Author(s)/Inventor(s): Alves, Edivaldo dos Santos
Advisor: Silva, Claudio Marcos Maciel da
Abstract: A carga tributária brasileira é muito alta. Tal fator é considerado um dos principais motivos que acarreta a falência de diversas empresas. O planejamento tributário é uma ferramenta que deve ser implementada em qualquer negócio para promover a maximização dos lucros e a redução da carga tributária. O presente estudo buscou analisar casos de elisão e evasão fiscal no setor automotivo. Para tal foi utilizada a metodologia descritiva qualitativa, mediante a revisão bibliográfica. Buscou-se também analisar os regimes tributários que incidem sobre as empresas, isto é, o Lucro Real, Lucro Presumido e o Simples Nacional. Verificou-se que são poucos os casos conhecidos de evasão fiscal no setor automotivo, embora este segmento seja reconhecido como um dos que mais impostos paga ao Governo. Recentemente, foi sancionada a Lei nº 13.755/2018 que estabelece um regime especial para o setor automotivo com benefícios no IRPJ, CSLL e IPI, para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias que aumentem a eficiência energética e a segurança veicular. Depreende-se que a elaboração de um bom planejamento tributário requer a analise constante da legislação, a possibilidade de compensação de tributos, avaliar se as atividades empresariais apresentam ou não um tratamento tributário diferenciado como a hipótese de substituição tributária, analisar o ramo de atuação da empresa e o melhor enquadramento tributário, além de observar um eventual aproveitamento de créditos tributários, resultando assim na maximização dos lucros.
Keywords: Regime tributário
Planejamento
Lucros
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: Alves, Edivaldo dos Santos. A importância do planejamento tributário como ferramenta de controle fiscal: análise de elisão e evasão fiscal no setor automotivo. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESAlves.pdf268.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.