Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16161
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A relevância da educação financeira no controle das finanças pessoais e um estudo de caso para o alcance da aposentadoria independente antes dos 50 anos
Autor(es)/Inventor(es): Azevedo, Fernanda Gabriele Gonçalves de
Orientador: Silva, Claudio Marcos Maciel da
Resumo: Este trabalho reúne ideias e informações para que os leitores deste estudo possam fazer uma reflexão sobre como organizam ou podem organizar sua vida financeira em prol de alcançar uma aposentadoria independente dentro de um período razoável. Também mostra a possibilidade e os frutos de se poupar e investir entre as diferentes categorias de renda, simulando um cenário mais próximo possível da média do povo brasileiro dentro das variáveis escolhidas. Este trabalho é embasado em pesquisas bibliográficas, documentais, fundamentos e estudo de caso de como um indivíduo de 20 anos chega aos 50 com uma aposentadoria independente da Previdência Social, estudo o qual foi realizado em seis categorias de renda com base no salário mínimo definido para o ano de 2021, sendo a primeira categoria o equivalente a apenas um salário mínimo e a última equivalente a mais que cinco salário mínimos. Á partir aplicação do estudo de caso, que considerou a relação entre as variáveis renda, gastos médios por pessoa e poupança dentro de um cenário elaborado com base em levantamentos do perfil do investidor brasileiro, renda, cesta básica de alimentos nacional, orçamento familiar e analises de ativos financeiros feitos por instituições públicas e privadas renomadas, percebeu-se que é possível criar uma aposentadoria independente que mantenha o mesmo padrão de vida de quando se exercia sua função no mercado, através de um estudo e analise dos valores presentes ajustados para o período em que se deseja aposentar, escolha de ativos conforme o próprio perfil e um bom controle de gastos. Apesar de ser percebido uma maior dificuldade nas categorias de menores renda, devido a uma menor margem de disponibilidades para poupar, com a aplicação de conceitos básicos e essencial conseguidos por um estudo de finanças pessoais torna a meta da aposentadoria independente mais próxima dessas categorias. Com isso, espera-se que este estudo contribua para uma reflexão sobre a importância da educação financeira, planejamento de rendas passivas futuras para uma aposentadoria independente ou para um complemento da aposentadoria oferecida pela Previdência Social, e que também possa servir de base para futuras pesquisas sobre o impacto da educação financeira na qualidade de vida de pessoas das classes sociais mais vulneráveis.
Palavras-chave: Educação financeira
Planejamento financeiro
Finanças pessoais
Investimentos
Aposentadoria
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AZEVEDO, Fernanda Gabriele Gonçalves de. A relevância da educação financeira no controle das finanças pessoais e um estudo de caso para o alcance da aposentadoria independente antes dos 50 anos. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FGGAzevedo.pdf197 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.