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dc.contributor.advisorEsteves, Ana Paula Vieira dos Santos-
dc.contributor.authorSantos, Thatiane Fernandes dos-
dc.date.accessioned2022-02-08T17:05:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:55Z-
dc.date.issued2016-08-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Thatiana Fernandes dos. Passaporte para o parto: proposta de intervenção educativa para humanização da assistência à parturiente. 2016. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Saúde Perinatal) - Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16188-
dc.description.abstractThis is a work completion for Multidisciplinary Residency in Perinatal Health, Federal University of Rio de Janeiro. The study aimed to: 1) identify key questions related to the labor process; 2) clarify the process of labor and delivery, and present the nonpharmacological methods that can be applied during labor; 3) to examine how educational interventions proposed contributed to your labor and delivery process through educational activity entitled “Passport to delivery”, held at the clinic of the ME-UFRJ prenatally, during the period December 2015 and July 2016. The study design defined as qualitative, descriptive and interventional approach. The data collection technique was done through focus group with application of instruments to obtain it. Data analysis was divided into two stages, the antepartum and postpartum, the first analyzed by Bardin content analysis and thematic analysis described by Minayo. In the second stage, postpartum, to respond to the third objective of the study was quantified affirmative or negative response to the impact after participation in educational action group and transcribed the texts produced by the participants in full. After analyzing the data, we suggest the confirmation of our hypothesis, that there are doubts and concerns on the part of pregnant women related to the event, labor and delivery; and the use of educational activities during prenatal care is an important tool that benefits labor and delivery, which is faced with more security, autonomy and consequent satisfaction of the mother, as well as encouraging the passenger's participation in these educational activities to they are more prepared to provide the necessary support during labor and delivery.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParto humanizadopt_BR
dc.subjectMétodos não farmacológicos de alívio da dorpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHumanizing deliveryen
dc.subjectNon-pharmacological methods of pain reliefen
dc.subjectHealth educationen
dc.titlePassaporte para o parto: proposta de intervenção educativa para humanização da assistência à parturientept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0811801303654789pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Barbosa, Tuila Martins Melo-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9555731647803607pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Helder Camilo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4373616169953159pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um trabalho de conclusão de curso de Residência Multiprofissional em Saúde Perinatal da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O estudo teve como objetivos: 1) identificar quais principais dúvidas relacionadas ao processo de trabalho de parto; 2) esclarecer sobre o processo de trabalho de parto e parto, e apresentar os métodos não farmacológicos que podem ser aplicados durante o trabalho de parto; 3) analisar de que forma as intervenções educativas propostas contribuíram para o seu processo de trabalho de parto e parto, por meio de ação educativa intitulada “Passaporte para o parto”, realizada no ambulatório da ME-UFRJ no pré-natal, no período de Dezembro de 2015 e Julho de 2016. O desenho de pesquisa se definiu como abordagem qualitativa, descritiva e intervencionista. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio de grupo focal com aplicação de instrumentos próprios para sua obtenção. A análise dos dados foi dividida em duas etapas, a pré-parto e pós-parto, sendo a primeira analisada por análise de conteúdo de Bardin e análise temática descrita por Minayo. Na segunda etapa, pós-parto, para responder ao terceiro objetivo do estudo, foi quantificada a resposta afirmativa ou negativa para o impacto causado após participação na ação educativa em grupo e transcrito os textos produzidos pelas participantes, na íntegra. Após análise dos dados, podemos sugerir a confirmação de nossa hipótese, em que existem dúvidas e inquietações por parte das gestantes relacionadas ao evento, trabalho de parto e parto; e o emprego de ações educativas durante o pré-natal é um importante instrumento que beneficia o trabalho de parto e parto, sendo este enfrentado com mais segurança, autonomia e consequente satisfação da parturiente, bem como o incentivo na participação do acompanhante nestas ações educativas para que estejam mais preparados a prestar o apoio necessário durante o trabalho de parto e parto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMaternidade Escolapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Residência Multiprofissional em Saúde Perinatalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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