Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16214
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Paulo Gagarin (1885-1980), o meio artístico carioca impressionista no início do século XX e a exposição de arte moderna francesa no Palace Hotel em 1928
Author(s)/Inventor(s): Cabral, Juliana Sabatino Duarte
Advisor: Cavalcanti, Ana Maria Tavares
Abstract: O presente ensaio buscou identificar e compreender as relações existentes entre a produção pictórica de Paulo Gagarin e o meio artístico carioca do início do século XX. Figura hoje esquecida e pouco estudada na história da arte nacional, foi, no entanto, um personagem conhecido e comentado nos jornais da sua época. Essa pesquisa partiu da leitura de uma reportagem publicada pelo crítico de arte Celso Kelly que, em maio de 1928, escreveu a respeito de uma exposição de pintura moderna francesa nas dependências do Palace Hotel, no Rio de Janeiro. A partir desta situação, iniciou-se uma busca acerca da vida e obra deste artista singular, confrontando sua produção com a de seus contemporâneos participantes do evento. Gagarin, embora não tenha sido aluno de instituições regulares de arte, fez carreira no Brasil e tornou-se um verdadeiro paisagista local. Com ares impressionistas, sua arte foi comparada à de figuras de destaque do movimento dentro e fora do país. Para compreensão do movimento impressionista, recorremos a autores como Giulio Carlo Argan e E. H. Gombrich. Para tratar de questões ligadas ao impressionismo no Brasil, se fez interessante o diálogo com estudos mais recentes, em especial de minha orientadora e professora Ana Maria Tavares Cavalcanti. A pesquisa inclui ainda consulta a periódicos de época, disponibilizados pelo banco de dados da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
Keywords: Gagarin, Paulo
Arte moderna
Impressionismo
Pintura de paisagem
Século XX
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CABRAL, Juliana Sabatino Duarte. Paulo Gagarin (1885-1980), o meio artístico carioca impressionista no início do século XX e a exposição de arte moderna francesa no Palace Hotel em 1928. 2021. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSDCabral.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.