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http://hdl.handle.net/11422/16221
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Aguiar, Daniel Lima Marques de | - |
dc.contributor.author | Silva, Mariana Diniz Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-10T17:03:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:52Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mariana Diniz Ribeiro da. Avaliação da degradação foto-oxidativa de vernizes induzida por diferentes tipos de lâmpadas. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16221 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Degradação controlada | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Ftir | pt_BR |
dc.subject | Infravermelho | pt_BR |
dc.title | Avaliação da degradação foto-oxidativa de vernizes induzida por diferentes tipos de lâmpadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | A preservação do patrimônio cultural engloba diversos campos da Ciência, e.g. a química e a física, na busca pela garantia dos processos envolvidos. No escopo das pinturas artísticas, a substituição de vernizes é um dos procedimentos mais importantes e comuns e sua escolha deve obedecer a diversos critérios técnicos, como os aspectos históricos da pintura, o estudo da materialidade e a própria fruição estética da obra, sem deixar de lado o comportamento degradativo do filme de verniz ao longo tempo. Um dos fatores mais importantes relacionados à degradação de vernizes artísticos diz respeito à capacidade que esses materiais têm de interagir com a radiação eletromagnética, tanto no espectro visível (λ~400-800nm), quanto na região do ultravioleta (UV) (λ<400nm). Neste contexto, a iluminação das obras ganha destaque especial já que é necessária para a correta fruição, mas pode encerrar em si um fator de degradação. Uma ferramenta útil de monitoramento do estado de conservação dos vernizes de pinturas é a espectroscopia na região do infravermelho médio, que é capaz de avaliar alterações da estrutura interna da matéria, a partir da caracterização dos grupos funcionais, sobretudo de substâncias carboniladas (C=O). Este trabalho foi realizado na Escola de Belas Artes da UFRJ e intenta ser a primeira investigação experimental do Laboratório de Estudos em Ciências da Conservação (LECiC-EBA/UFRJ) no estudo e análise da degradação de filmes de vernizes. Para isso, foram realizados estudos de campo no âmbito de museus e ateliês de restauro na cidade do RJ e Niterói e ensaios de degradação controlada feitas no próprio LECiC- EBA/UFRJ. Os resultados permitiram compreender a utilização de vernizes nos ateliês de restauro estudados, e de iluminação nos museus visitados. Nos testes laboratoriais foi possível observar discrepâncias entre os valores nominais e observados de luminância entre os diferentes tipos de lâmpada (LED, halógena e incandescente) além avaliar a degradação controlada de diferentes vernizes – Dammar, Paraloid B72 e Regalrez 1094. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Conservação e Restauração |
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