Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1623
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorElHajji, Mohammed-
dc.contributor.authorSevero, Bruna Meireles-
dc.date.accessioned2017-03-20T19:36:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:51Z-
dc.date.issued2007-07-04-
dc.identifier.citationSEVERO, Bruna Meireles. Agendamento, enquadramento e opinião pública: a imprensa e seus efeitos sobre a audiência. 2007. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1623-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectPersuasãopt_BR
dc.titleAgendamento enquadramento e opinião pública: a imprensa e seus efeitos sobre a audiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1461763145344845pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Gabriel Collares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974pt_BR
dc.contributor.referee2Luz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.description.resumoAnalisa o processo de formação da opinião pública à luz das propostas teóricas do agenda-setting (agendamento) e do framing (enquadramento). A tese do agendamento sustenta que os meios de comunicação de massa definem a ordem do dia, sugerindo às pessoas sobre o que devem pensar. Já a teoria do enquadramento argumenta que a mídia cria molduras para as notícias, orientando as pessoas sobre o olhar que devem ter sobre alguns assuntos. As duas teorias dialogam entre si. E a relação que se estabelece entre elas é abordada, neste trabalho, a partir da análise do conteúdo da mídia e do posicionamento da opinião pública durante o período que antecedeu o referendo do desarmamento, realizado no Brasil, em 2005. Bastante criticadas, as teorias da agenda-setitng e do framing trazem à tona uma das principais questões acerca dos meios de comunicação: quais são seus reais efeitos sobre a audiência?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BSEVERO.pdf512.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.