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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Agendamento enquadramento e opinião pública: a imprensa e seus efeitos sobre a audiência
Autor(es)/Inventor(es): Severo, Bruna Meireles
Tutor: ElHajji, Mohammed
Resumen: Analisa o processo de formação da opinião pública à luz das propostas teóricas do agenda-setting (agendamento) e do framing (enquadramento). A tese do agendamento sustenta que os meios de comunicação de massa definem a ordem do dia, sugerindo às pessoas sobre o que devem pensar. Já a teoria do enquadramento argumenta que a mídia cria molduras para as notícias, orientando as pessoas sobre o olhar que devem ter sobre alguns assuntos. As duas teorias dialogam entre si. E a relação que se estabelece entre elas é abordada, neste trabalho, a partir da análise do conteúdo da mídia e do posicionamento da opinião pública durante o período que antecedeu o referendo do desarmamento, realizado no Brasil, em 2005. Bastante criticadas, as teorias da agenda-setitng e do framing trazem à tona uma das principais questões acerca dos meios de comunicação: quais são seus reais efeitos sobre a audiência?
Materia: Imprensa
Discurso
Persuasão
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-jul-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SEVERO, Bruna Meireles. Agendamento, enquadramento e opinião pública: a imprensa e seus efeitos sobre a audiência. 2007. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

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