Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16265
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Transformando a política institucional brasileira: nome social e participação política de travestis e transgêneros
Author(s)/Inventor(s): Figueiredo, Giselle de Oliveira
Advisor: Brandão, Elaine Reis
Abstract: O presente trabalho objetiva investigar como a regulamentação do nome social pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2018 impactou na participação de travestis e transgêneros na política institucional brasileira e como estas parlamentares se relacionam com os temas da saúde. Através de levantamentos e análises dos dados eleitorais dos municípios brasileiros dos anos de 2016 e 2020, de um mapeamento sociodemográfico das candidaturas e do alinhamento ideológico-político das parlamentares eleitas, foi possível reconhecer o perfil desta representação e identificar um crescimento expressivo de 251% no número de candidaturas entre os dois pleitos observados, assim como um aumento de 250% no número de candidatas eleitas em 2020. Diante dos resultados observados e após revisão crítica de conceitos sobre gênero e cidadania junto a uma discussão sobre a transgeneridade no contexto social atual, é possível compreender esta nova realidade de participação como um fenômeno multicausal, que não se relaciona exclusivamente ao uso do nome social, mas também a uma complexa conjuntura de variáveis sociais, culturais, educacionais, ambientais, econômicas, biomédicas e políticas, que determinam sobre as possibilidades, experimentações e limitações apresentadas a estes sujeitos. Em uma análise realizada sobre as propostas políticas e de atuação destas parlamentares, percebe-se uma compreensão social, popular e engajada das demandas e desafios da saúde brasileira.
Keywords: Transexuais
Transexuais
Transgêneros
Nome social
Política
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Jul-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FIGUEIREDO, Giselle de Oliveira. Transformando a política institucional brasileira: nome social e participação política de travestis e transgêneros. 2021. 99 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GOFigueiredo.pdf918.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.