Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16265
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Transformando a política institucional brasileira: nome social e participação política de travestis e transgêneros
Autor(es)/Inventor(es): Figueiredo, Giselle de Oliveira
Tutor: Brandão, Elaine Reis
Resumen: O presente trabalho objetiva investigar como a regulamentação do nome social pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2018 impactou na participação de travestis e transgêneros na política institucional brasileira e como estas parlamentares se relacionam com os temas da saúde. Através de levantamentos e análises dos dados eleitorais dos municípios brasileiros dos anos de 2016 e 2020, de um mapeamento sociodemográfico das candidaturas e do alinhamento ideológico-político das parlamentares eleitas, foi possível reconhecer o perfil desta representação e identificar um crescimento expressivo de 251% no número de candidaturas entre os dois pleitos observados, assim como um aumento de 250% no número de candidatas eleitas em 2020. Diante dos resultados observados e após revisão crítica de conceitos sobre gênero e cidadania junto a uma discussão sobre a transgeneridade no contexto social atual, é possível compreender esta nova realidade de participação como um fenômeno multicausal, que não se relaciona exclusivamente ao uso do nome social, mas também a uma complexa conjuntura de variáveis sociais, culturais, educacionais, ambientais, econômicas, biomédicas e políticas, que determinam sobre as possibilidades, experimentações e limitações apresentadas a estes sujeitos. Em uma análise realizada sobre as propostas políticas e de atuação destas parlamentares, percebe-se uma compreensão social, popular e engajada das demandas e desafios da saúde brasileira.
Materia: Transexuais
Transexuais
Transgêneros
Nome social
Política
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Unidade de producción: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 9-jul-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FIGUEIREDO, Giselle de Oliveira. Transformando a política institucional brasileira: nome social e participação política de travestis e transgêneros. 2021. 99 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Saúde Coletiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GOFigueiredo.pdf918.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.