Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16274
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A prevalência de internações hospitalares por diarreia e gastroenterite de origem infecciosa e fatores associados em crianças de 0 a 4 anos no município de Macaé/RJ
Autor(es)/Inventor(es): Vieira, Kelly Pinheiro
Tutor: Siqueira, Patricia Regina Affonso de
Resumen: Introdução: Sabe-se que a diarreia é a segunda causa de morte em crianças menores de 5 anos no mundo inteiro e no último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), estima-se que 8% das crianças no planeta morrem por doença diarreica. Objetivo: Descrever e discutir o número de internações hospitalares por diarreias e gastroenterites de origem infecciosa e seus fatores associados em crianças de 0 a 4 anos em Macaé/RJ, comparado ao Estado do Rio de Janeiro e ao Brasil. Metodologia: Este estudo foi desenvolvido na perspectiva da pesquisa epidemiológica e, portanto, possui abordagem quantitativa com análise retrospectiva a partir de dados secundários. A coleta de dados ocorreu no período compreendido entre julho de 2020 e maio de 2021 analisando o período de 2016 a 2020. Resultados: No município de Macaé em 2016, 4 crianças foram internadas por alguma doença diarreica e gastroenterite de origem infecciosa; 6 crianças em 2017; 4 crianças em 2018; 3 crianças em 2019 e 2 crianças em 2020. Não há dados específicos para o município sobre internações por Shigelose, Amebíase, Cólera e Esquistossomose. No estado do Rio de Janeiro em 2016, 1.046 crianças foram internadas por alguma doença diarreica e gastroenterite de origem infecciosa; 959 crianças em 2017; 1.176 crianças em 2018; 1.362 crianças em 2019 e 1.427 crianças em 2020. No Brasil em 2016, 45.239 crianças foram internadas por alguma doença diarreica e gastroenterite de origem infecciosa; 34.940 crianças em 2017; 33.499 crianças em 2018; 31.777 crianças em 2019 e 18.234 crianças em 2020. Em relação aos fatores associados foram avaliados os dados referentes à segurança alimentar, taxas de aleitamento materno, crianças beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, serviços de saneamento básico, balneabilidade das praias, visitas domiciliares e atendimentos a criança nos serviços de saúde. Conclusão: O município de Macaé apresenta poucos casos de internação por doenças diarreicas e gastroenterites relacionadas a condições ambientais e sanitárias, apesar dos fatores associados estudados identificarem a região com características que contribuem para a prevalência das afecções intestinais infecciosas. Apesar de características estruturais comuns a outros municípios do Estado, Macaé apresentou grandes diferenças nos padrões de internação infantil se comparado com os dados estaduais e nacionais que apresentam números expressivos de crianças adoecendo por esta causa evitável. Assim, a partir das características municipais urbanas que impactam a saúde, faz se necessário a ampliação de investigações no que se refere às internações infantis por diarreia e gastroenterite de origem infecciosa e exposição a condições sanitárias de risco.
Materia: Saúde da criança
Meio ambiente e saúde pública
Saneamento básico
Child health
Environment and public health
Basic sanitation
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade de producción: Instituto de Enfermagem
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 14-oct-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Embargado
Citación : VIEIRA, Kelly Pinheiro. A prevalência de internações hospitalares por diarreia e gastroenterite de origem infecciosa e fatores associados em crianças de 0 a 4 anos no município de Macaé/RJ. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Aparece en las colecciones: Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCCKPVieira.pdf517.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.