Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16278
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, Thiago Privado da-
dc.contributor.authorSá, Isabella Camargo Tannos Ferreira de-
dc.date.accessioned2022-02-15T17:43:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:53Z-
dc.date.issued2021-06-02-
dc.identifier.citationSÁ, Isabella Camargo Tannos Ferreira de. Estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada: percepção de discentes de enfermagem. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16278-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos e brinquedospt_BR
dc.subjectCriança hospitalizadapt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem pediátricapt_BR
dc.subjectPlay and playthingsen
dc.subjectChild hospitalizeden
dc.subjectStudents nursingen
dc.titleEstratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada: percepção de discentes de enfermagempt_BR
dc.title.alternativePlay strategies in the care of hospitalized children: perception of nursing studentsen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8961535364230421pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9191485142814953pt_BR
dc.contributor.referee1Depianti, Jéssica Renata Bastos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9837602197657952pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Juliana Maria Rego Maciel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4757969806578559pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Ítalo Rodolfo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5197564925954911pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Laura Johanson da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3730802647394208pt_BR
dc.description.resumoA utilização de estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada se apresenta como importante demanda no contexto pediátrico, haja vista que o brincar se revela na infância, como condição que favorece um efetivo desenvolvimento da criança. Em que pese a criança hospitalizada, há de se destacar a importância do lúdico no cuidado em saúde, ao passo que o processo de hospitalização se constitui como uma experiência traumática e estressante, sobretudo para o público infantil, uma vez que implica em mudanças na dinâmica de vida. O presente trabalho objetivou compreender a percepção de discentes de enfermagem sobre o uso de estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada e relacionar a percepção desses ao processo de ensino-aprendizagem da referida temática no curso de graduação em Enfermagem ao qual estão vinculados. Metodologia: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, com a participação de 17 discentes matriculados do 8º ao 10º período do Curso de Enfermagem da UFRJ Campus Macaé. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, através da plataforma denominada “GoogleMeet”, gravada por meio digital e transcrita na íntegra, submetidas a análise de conteúdo na modalidade temática, em consonância com os aspectos éticos da Resolução 466/2012. Resultados: Emergiram os seguintes temas: Atribuindo significados ao lúdico; Fatores limitadores e facilitadores para o desenvolvimento do lúdico; Aspectos relacionados a hospitalização infantil; e Percebendo o ensino do cuidado à criança hospitalizada. Considerações finais: Pode-se inferir as inúmeras contribuições do lúdico nas relações de cuidado com a criança, assim como os fatores intervenientes (desafios e potencialidades) que envolvem a aplicabilidade dessas estratégias no ambiente pediátrico. Por fim, constatou-se uma insuficiência teórico-prática quanto ao ensino do lúdico durante a graduação de Enfermagem por parte dos discentes, os quais perceberam a necessidade de uma abordagem mais extensa na academia ao propor uma reestruturação curricular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Sa_Isabella _TCC.pdf753.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.