Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/16278
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Thiago Privado da | - |
dc.contributor.author | Sá, Isabella Camargo Tannos Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T17:43:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
dc.identifier.citation | SÁ, Isabella Camargo Tannos Ferreira de. Estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada: percepção de discentes de enfermagem. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16278 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos e brinquedos | pt_BR |
dc.subject | Criança hospitalizada | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_BR |
dc.subject | Play and playthings | en |
dc.subject | Child hospitalized | en |
dc.subject | Students nursing | en |
dc.title | Estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada: percepção de discentes de enfermagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Play strategies in the care of hospitalized children: perception of nursing students | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8961535364230421 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9191485142814953 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Depianti, Jéssica Renata Bastos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9837602197657952 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Juliana Maria Rego Maciel | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4757969806578559 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Ítalo Rodolfo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5197564925954911 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Silva, Laura Johanson da | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3730802647394208 | pt_BR |
dc.description.resumo | A utilização de estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada se apresenta como importante demanda no contexto pediátrico, haja vista que o brincar se revela na infância, como condição que favorece um efetivo desenvolvimento da criança. Em que pese a criança hospitalizada, há de se destacar a importância do lúdico no cuidado em saúde, ao passo que o processo de hospitalização se constitui como uma experiência traumática e estressante, sobretudo para o público infantil, uma vez que implica em mudanças na dinâmica de vida. O presente trabalho objetivou compreender a percepção de discentes de enfermagem sobre o uso de estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada e relacionar a percepção desses ao processo de ensino-aprendizagem da referida temática no curso de graduação em Enfermagem ao qual estão vinculados. Metodologia: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, com a participação de 17 discentes matriculados do 8º ao 10º período do Curso de Enfermagem da UFRJ Campus Macaé. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, através da plataforma denominada “GoogleMeet”, gravada por meio digital e transcrita na íntegra, submetidas a análise de conteúdo na modalidade temática, em consonância com os aspectos éticos da Resolução 466/2012. Resultados: Emergiram os seguintes temas: Atribuindo significados ao lúdico; Fatores limitadores e facilitadores para o desenvolvimento do lúdico; Aspectos relacionados a hospitalização infantil; e Percebendo o ensino do cuidado à criança hospitalizada. Considerações finais: Pode-se inferir as inúmeras contribuições do lúdico nas relações de cuidado com a criança, assim como os fatores intervenientes (desafios e potencialidades) que envolvem a aplicabilidade dessas estratégias no ambiente pediátrico. Por fim, constatou-se uma insuficiência teórico-prática quanto ao ensino do lúdico durante a graduação de Enfermagem por parte dos discentes, os quais perceberam a necessidade de uma abordagem mais extensa na academia ao propor uma reestruturação curricular. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sa_Isabella _TCC.pdf | 753.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.