Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16278
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada: percepção de discentes de enfermagem
Otros títulos: Play strategies in the care of hospitalized children: perception of nursing students
Autor(es)/Inventor(es): Sá, Isabella Camargo Tannos Ferreira de
Tutor: Silva, Thiago Privado da
Resumen: A utilização de estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada se apresenta como importante demanda no contexto pediátrico, haja vista que o brincar se revela na infância, como condição que favorece um efetivo desenvolvimento da criança. Em que pese a criança hospitalizada, há de se destacar a importância do lúdico no cuidado em saúde, ao passo que o processo de hospitalização se constitui como uma experiência traumática e estressante, sobretudo para o público infantil, uma vez que implica em mudanças na dinâmica de vida. O presente trabalho objetivou compreender a percepção de discentes de enfermagem sobre o uso de estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada e relacionar a percepção desses ao processo de ensino-aprendizagem da referida temática no curso de graduação em Enfermagem ao qual estão vinculados. Metodologia: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, com a participação de 17 discentes matriculados do 8º ao 10º período do Curso de Enfermagem da UFRJ Campus Macaé. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, através da plataforma denominada “GoogleMeet”, gravada por meio digital e transcrita na íntegra, submetidas a análise de conteúdo na modalidade temática, em consonância com os aspectos éticos da Resolução 466/2012. Resultados: Emergiram os seguintes temas: Atribuindo significados ao lúdico; Fatores limitadores e facilitadores para o desenvolvimento do lúdico; Aspectos relacionados a hospitalização infantil; e Percebendo o ensino do cuidado à criança hospitalizada. Considerações finais: Pode-se inferir as inúmeras contribuições do lúdico nas relações de cuidado com a criança, assim como os fatores intervenientes (desafios e potencialidades) que envolvem a aplicabilidade dessas estratégias no ambiente pediátrico. Por fim, constatou-se uma insuficiência teórico-prática quanto ao ensino do lúdico durante a graduação de Enfermagem por parte dos discentes, os quais perceberam a necessidade de uma abordagem mais extensa na academia ao propor uma reestruturação curricular.
Materia: Jogos e brinquedos
Criança hospitalizada
Estudantes de enfermagem
Enfermagem pediátrica
Play and playthings
Child hospitalized
Students nursing
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA
Unidade de producción: Instituto de Enfermagem
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2-jun-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SÁ, Isabella Camargo Tannos Ferreira de. Estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada: percepção de discentes de enfermagem. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Aparece en las colecciones: Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Sa_Isabella _TCC.pdf753.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.