Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16294
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Macedo, Nelson | - |
dc.contributor.author | Pereira, Ayla de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T14:18:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:53Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Ayla de Oliveira. Retratos imaginados. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16294 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Abstração | pt_BR |
dc.subject | Poética da forma | pt_BR |
dc.subject | Processo criador | pt_BR |
dc.title | Retratos imaginados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho corresponde a um resgate dos meus primeiros experimentos no campo da pintura, uma análise do que levei adiante e do que deixei para trás, buscando apresentar a evolução e maturação do meu repertório artístico, que foi se consolidando aos poucos. Procurei explicitar a minha busca pela vivência do desenho e dos elementos que constituem a forma em geral. Considerando a relevância do estudo e do meu interesse particular em trabalhar com os problemas que envolvem o espaço na definição de um realismo visual, em contraponto com o plano básico na sua dimensão decorativa. Inúmeras são as possibilidades do processo formador sobre o imaginário pessoal, portanto, no terceiro capítulo testemunharei meus próprios encaminhamentos e dinâmicas de atelier, apresentando estudos de composição, de cor, reflexões e escritos sobre o fazer. O ato do fazer abriga tanto o desenho enquanto construtor de um repertório artístico, bem como o processo instintivo imaginário. Durante o processo de criação ficou evidente que devemos buscar nos instrumentalizar tendo sempre a consciência dos elementos e relações formais, assim essa compreensão se incorpora ao artista e o ato criador pode fluir de maneira mais instintiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pintura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AOPereira.pdf | 5.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.