Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/16331
Tipo: | Trabalho de conclusão de especialização |
Título: | Como os prematuros se desenvolvem? considerações acerca da linguagem |
Autor(es)/Inventor(es): | Caldas, Paula Camelo Soares |
Orientador: | Porto, Maria Amélia Sayeg |
Resumo: | O aumento na sobrevida de recém-nascidos prematuros (< 37 semanas de Idade Gestacional) e/ou baixo peso (< 15009) observado foi viabilizado pelo desenvolvimento científico da Medicina. A prematuridade configura-se em um problema de Saúde Pública uma vez que representa um determinante de mortalidade e morbidade neonatal sendo considerados fatores de risco para diversas alterações no desenvolvimento da criança, dentre elas, a linguagem. O objetivo desta monografia é contribuir para a compreensão do desenvolvimento da linguagem desta população a partir da correlação dos dados da observação do desenvolvimento da linguagem no Ambulatório de Recém Nascidos de risco da Maternidade Escola da UFRJ e discussão à luz do referencial teórico encontrado. Resultados: A amostra possibilitou a apresentação de achados semelhantes aos da literatura. De acordo com os dados, 55% apresentou dados compatíveis com desenvolvimento da linguagem adequado. No entanto, embora a população não tenha apresentado em sua maioria, sinais de desenvolvimento da linguagem atípico, observou-se grande tendência a esta repercussão, considerando-se a prematuridade e o baixo peso como fatores de risco para alterações no desenvolvimento global. Conclusão: A avaliação do desenvolvimento da linguagem pode oferecer sinais de alterações de maneira precoce, buscando a prevenção ou a minimização de alterações posteriores e a orientação aos pais. É importante que os profissionais da área da saúde estejam atentos às possíveis alterações associadas à prematuridade e o baixo peso. |
Resumo: | The increase in survival of preterm infants (< 37 weeks of Gestational Age) and/or low weight (< 15009) observed was made possible by thescientific development of medicine. Prematurity is configured in a public health problem since it represents a determinant of neonatal mortality and morbidity being considered risk factors for several alterations in the development of the child, among them, the language. The objective of this monograph is to contribute to the understanding of the language development of this population from the correlation of the data from the observation of language development at the Ambulatory of Newborns at risk at the UFRJ Maternity School and discussion in the light of the theoretical framework found. Results: The sample allowed the presentation of findings similar to the literature. According to the data, 55% presented data compatible with proper language development. Nonetheless, although the majority of the population did not show signs of atypical language development, there was a great tendency to this repercussion, considering prematurity and low weight as factors of risk for changes in global development. Conclusion: The assessment of language development can offer signs of changes early, seeking prevention or minimization of later changes and guidance to parents. Is important that health professionals are aware of possible changes associated with prematurity and low weight. |
Palavras-chave: | Recém-nascido prematuro Desenvolvimento da criança Transtornos do desenvolvimento da linguagem Language development Infant, premature Language development disorders |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL |
Programa: | Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil |
Unidade produtora: | Maternidade Escola |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 1-Jul-2009 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | CALDAS, Paula Camelo Soares. Como os prematuros se desenvolvem? considerações acerca da linguagem. 2009. 43 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde Materno Infantil, Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Aparece nas coleções: | Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PCSCaldas-min.pdf | 9.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.