Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16342
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: Mães adolescentes e seus bebês prematuros: o processo de tornar-se sujeito
Autor(es)/Inventor(es): Azevedo, Alessandra Gomes Silveira
Orientador: Maia, Marisa Schargel
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender a partir da subjetividade das mães adolescentes, as interações que estas estabelecem com os seus bebês prematuros em uma unidade de terapia intensiva; propõe-se também refletir sobre as estratégias de ação que possam ir além do momento da internação, visando à produção de um campo de afetação que permitirá ao bebê advir à condição de sujeito. Sabemos que as trocas afetivas realizadas no início da vida são determinantes para o desenvolvimento psíquico do bebê. É preciso que as mães se identifiquem com o seu filho para investilo narcisicamente, favorecendo a emergência de sua subjetividade. O estudo foi realizado em uma UTI Neonatal de um hospital de emergência da rede estadual. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com observação participante e entrevistas semi-dirigidas. O referencial teórico utilizado para as reflexões foi a Psicanálise, a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia Clínica. Por meio de observação e análise das entrevistas, foi constatado que as mães adolescentes não costumam abandonar os seus bebês na UTI no período em que recebem alta. Porém, as vezes a sua presença é marcada por uma passividade e alienação que podem produzir um risco para o bebê. É preciso que as adolescentes se sintam amparadas e cuidadas para que possam se apropriar do seu bebê, investindo afetivamente, dirigindo-lhes palavras que o situam dentro da sua própria história, construindo os laços iniciais tão necessários para o processo de tornar-se sujeito.
Resumo: This work aims to understand from the subjectivity of the teenage mothers, the interactions they establish with their babies premature infants in an intensive care unit; it is also proposed to reflect about action strategies that can go beyond the moment of hospitalization, aiming at the production of a field of affectation that will allow the baby to come to the subject condition. We know that affective exchanges carried out early in life are determinants for the psychic development of the baby. It is necessary that the mothers identify with their child to invest it narcissistically, favoring the emergence of their subjectivity. The study was carried out in a Neonatal ICU of a hospital in state network emergency. The methodology used was qualitative, with participant observation and semi-directed interviews. The theoretical framework used for the reflections was Psychoanalysis, Developmental Psychology and to Clinical Psychology. Through observation and analysis of the interviews, it was found that the teenage mothers do not usually abandon their babies in the ICU in the period in which they are discharged. However, sometimes its presence is marked by a passivity and alienation that can produce a risk for the baby. IT'S I need adolescents to feel supported and cared for so that they can take ownership of their baby, investing affectively, directing them words that place you within your own history, building the bonds necessary initials for the process of becoming a subject.
Palavras-chave: Gravidez na adolescência
Recém-Nascido Prematuro
Unidades de terapia intensiva neonatal
Pregnancy in adolescence
Infant, Premature
Intensive care units, ueonatal
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL
Programa: Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil
Unidade produtora: Maternidade Escola
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AZEVEDO, Alessandra Gomes Silveira. Mães adolescentes e seus bebês prematuros: o processo de tornar-se sujeito. 2007. 56 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde Materno Infantil, Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

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