Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16349
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: Representação social da gravidez em mulheres primigestas assistidas no ambulatório de pré-natal da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Moraes, Lucineide Fernandes
Orientador: Maia, Marisa Schargel
Resumo: O presente estudo visa compreender as representações sociais de mulheres primigestas assistidas pela Maternidade Escola para realização do pré-natal. Segundo a literatura que aborda o fenômeno gravidez, o mesmo é descrito como um evento biopsicossocial, que está atravessado por valores culturais, sociais, econômicos e emocionais, trazendo diversas modificações, no caso, no organismo e na vida social da mulher. Desta forma, a mulher pode experienciar situações, das mais simplórias às mais complexas, que interferem tanto no seu bem-estar como no de seu bebê, podendo gerar medos e/ou ansiedades, até o desencadeamento de risco gestacional. É necessário que esta mulher/gestante receba apoio e suporte das pessoas para ela significativas, bem como a atenção e correta atuação da equipe de saúde que participará de todo o percurso do ciclo gravídico-puerperal. Esta é uma pesquisa de campo de cunho qualitativa compreensiva, realizada em duas etapas: A primeira etapa da pesquisa foi à realização de observação das atividades de acolhimento coletivo das gestantes atendidas na Maternidade Escola com o objetivo de melhor conhecer o campo em causa. A segunda etapa da pesquisa consistiu em aplicação de uma entrevista aberta, contendo uma questão disparadora com finalidade de captar as explicações e interpretações trazidas pelas gestantes acerca do fenômeno gravidez. Participaram dessa pesquisa 19 (dezenove) primigestas. Esclarecemos que a entrevista buscou cartografar categorias, tais como valores culturais, religiosos, psicossociais, econômicos. Assim, o tema proposto de compreender as representações sociais dessas gestantes, em suas singularidades, é relevante e traz em seu cerne a possibilidade e a probabilidade desta gravidez transcorrer da melhor forma possível.
Resumo: The present study aims to understand the social representations of First pregnancy women assisted by Maternity School to perform prenatal care. According to the literature that addresses the pregnancy phenomenon, it is described as a biopsychosocial event, which is crossed by cultural, social, economic and emotional values, bringing various modifications, in this case, in the body and in the social life of the woman. In this way, the woman can experience situations from the simplest to the most complex, which interfere both in her wellbeing and that of her baby, which can generate fears and / or anxieties, until the onset of gestational risk. It is necessary for this woman / pregnant woman to receive significant support and support from the people for her, as well as the attention and correct performance of the health team that will participate throughout the pregnancy-puerperal cycle. This is a comprehensive qualitative field research, carried out in two stages: The first stage of the research was the realization of a participative observation of the activities of collective reception of the pregnant women attended at the Maternity School with the objective of better knowing the field in question. The second stage of the research consisted in the application of an open interview, containing a triggering question with the purpose of capturing the explanations and interpretations brought by pregnant women about the pregnancy phenomenon. Participated in this research 19 (nineteen) First pregnancy. We clarify that the interview sought to map categories, such as cultural, religious, psychosocial, economic values. Thus, the proposed theme of understanding the social representations of these pregnant women, in order to better accommodate them and to attend to them in their singularities, is relevant and brings in its core the possibility and probability of this pregnancy to run in the best possible way.
Palavras-chave: Representação social
Gravidez
Primigesta
Social representation
Pregnancy
Primigravid
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL
Programa: Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil
Unidade produtora: Maternidade Escola
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MORAES, Lucineide Fernandes. Representação social da gravidez em mulheres primigestas assistidas no ambulatório de pré-natal da Maternidade Escola da UFRJ. 2017. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Saúde Materno Infantil) - Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFMoraes.pdf10.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.