Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16400
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A presença e o impacto do ensino de literatura de autoria negra nas aulas do ensino médio
Author(s)/Inventor(s): Pimentel, Palloma dos Santos
Advisor: Pietrani, Anélia Montechiari
Abstract: Este trabalho surgiu do questionamento a respeito do ensino de literatura negra na educação básica. O documento curricular obrigatório da educação brasileiro é a Base Nacional Comum Curricular, que age como ferramenta da diminuição da desigualdade de aprendizagem entre as escolas públicas e privadas. Com isso, tornou-se relevante uma análise das habilidades do campo artístico literário da área de Linguagens e suas Tecnologias em relação à presença do estudo sobre a cultura e a arte do povo negro nas disciplina de literatura e educação artística. Em busca do parecer de quem vivencia diariamente a sala de aula, foram feitas entrevistas com estudantes do Ensino Médio do Rio de Janeiro e professores quanto ao ensino da arte literária de autoria negra. Portanto, pretendeu-se analisar a presença e o impacto que a educação multicultural causa nos estudantes e discutir escritoras negras que vivem à margem do cânone literário brasileiro.
Keywords: Literatura brasileira
Cultura afro-brasileira
Educação escolar básica
Ensino médio
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSPimentel.pdf272.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.