Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/16400
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A presença e o impacto do ensino de literatura de autoria negra nas aulas do ensino médio |
Autor(es)/Inventor(es): | Pimentel, Palloma dos Santos |
Orientador: | Pietrani, Anélia Montechiari |
Resumo: | Este trabalho surgiu do questionamento a respeito do ensino de literatura negra na educação básica. O documento curricular obrigatório da educação brasileiro é a Base Nacional Comum Curricular, que age como ferramenta da diminuição da desigualdade de aprendizagem entre as escolas públicas e privadas. Com isso, tornou-se relevante uma análise das habilidades do campo artístico literário da área de Linguagens e suas Tecnologias em relação à presença do estudo sobre a cultura e a arte do povo negro nas disciplina de literatura e educação artística. Em busca do parecer de quem vivencia diariamente a sala de aula, foram feitas entrevistas com estudantes do Ensino Médio do Rio de Janeiro e professores quanto ao ensino da arte literária de autoria negra. Portanto, pretendeu-se analisar a presença e o impacto que a educação multicultural causa nos estudantes e discutir escritoras negras que vivem à margem do cânone literário brasileiro. |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Cultura afro-brasileira Educação escolar básica Ensino médio |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PSPimentel.pdf | 272.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.