Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16400
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A presença e o impacto do ensino de literatura de autoria negra nas aulas do ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Pimentel, Palloma dos Santos
Orientador: Pietrani, Anélia Montechiari
Resumo: Este trabalho surgiu do questionamento a respeito do ensino de literatura negra na educação básica. O documento curricular obrigatório da educação brasileiro é a Base Nacional Comum Curricular, que age como ferramenta da diminuição da desigualdade de aprendizagem entre as escolas públicas e privadas. Com isso, tornou-se relevante uma análise das habilidades do campo artístico literário da área de Linguagens e suas Tecnologias em relação à presença do estudo sobre a cultura e a arte do povo negro nas disciplina de literatura e educação artística. Em busca do parecer de quem vivencia diariamente a sala de aula, foram feitas entrevistas com estudantes do Ensino Médio do Rio de Janeiro e professores quanto ao ensino da arte literária de autoria negra. Portanto, pretendeu-se analisar a presença e o impacto que a educação multicultural causa nos estudantes e discutir escritoras negras que vivem à margem do cânone literário brasileiro.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Cultura afro-brasileira
Educação escolar básica
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSPimentel.pdf272.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.