Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16470
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Conversão de dióxido de carbono em carbonato orgânico cíclico utilizando catalisadores zeolíticos impregnados com haletos metálicos
Autor(es)/Inventor(es): Grisolia, Lucas Moreira
Tutor: Rocco, Ana Maria
Tutor : Mota, Claudio Jose de Araújo
Tutor: Ozorio, Leonardo Peçanha
Resumen: Neste trabalho foram utilizadas a zeólita Y e a zeólita Beta modificadas por impregnação úmida em diferentes quantidades (7,8 mmol e 15,9 mmol por 10 gramas de zeólita) com haletos metálicos (NaI, KI e ZnI2) na reação de conversão de epóxido em carbonato orgânico cíclico através da ciclo adição de dióxido de carbono. Os catalisadores foram testados em reações duplicatas a 100 °C, 50 bar de pressão de CO2, 12 horas de reação, usando 0,5 gramas de catalisador e óxido de estireno como reagente. Todos os catalisadores foram caracterizados por DRX, termogravimetria e fisissorção de nitrogênio. O iodeto de potássio apresentou a melhor atividade na sua concentração de 15,9 mmol, tanto na zeólita Y como na zeólita Beta, apresentando conversão de 93 e 97% e seletividade ao carbonato de estireno de 98 e 99%, respectivamente. Os testes reacionais evidenciaram a vantagem de se utilizar um sistema heterogêneo ao invés de sistemas homogêneos devido à ação da zeólita como solvente sólido e facilitador do mecanismo reacional. Foram realizados testes de reúso nos melhores catalisadores de cada grupo de zeólita, testando o método de mistura física como procedimento de tratamento dos catalisadores. O catalisador de zeólita Y apresentou bom desempenho durante dois ciclos consecutivos, enquanto o catalisador de zeólita Beta apenas apresentou bom desempenho durante um ciclo. O método de compensação mássica por mistura física foi capaz de recuperar totalmente a atividade do catalisador usado.
Materia: Carbonato de estireno
Óxido de estireno
Dióxido de carbono
Zeólitas
Haletos metálicos
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 20-oct-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LMGrisolia.pdf1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.