Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16477
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação da ação do filtro de Kalman estendido na inferência de variáveis de topo e fundo de poço de petróleo
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Mariana Vertuli dos
Orientador: Secchi, Argimiro Resende
Coorientador: Delou, Pedro de Azevedo
Resumo: Técnicas de estimação de estados têm sido alvo de inúmeros estudos e pesquisas nas últimas décadas e são frequentemente aplicadas no controle preditivo de processos e otimização baseada em modelos matemáticos, oferecendo elevado potencial de melhoramento de produtividade e redução de custos de produção. No caso da produção de petróleo e gás, a instalação e manutenção de sensores físicos se torna dificultada à medida em que são perfurados poços mais profundos e que apresentam condições ambientais mais severas, gerando valor à inferência de variáveis essenciais à operação adequada da planta. Esse trabalho tem como objetivo a inferência de temperaturas e pressões de fundo e topo de um poço de produção de óleo e gás a partir da ação do Filtro de Kalman Estendido. A resolução do modelo matemático, sem a implementação do filtro, apresentou divergências entre as medidas da planta variando até 4,48% e 20,89%, relativos às medidas de temperatura no topo do poço e pressão no fundo do poço, respectivamente; enquanto a aplicação do filtro foi capaz de reduzir estes valores para 0,23% e 0,06% para as mesmas medidas. A avaliação das demais saídas do modelo antes da aplicação do Filtro de Kalman indicou sua aderência mais razoável à inferência de temperaturas do que de pressões. Sendo assim, a aplicação do Filtro de Kalman Estendido em conjunto com a representação do processo pelo modelo matemático utilizado foi capaz de resultar em uma estimação satisfatória das variáveis avaliadas do sistema, apresentando resultados mais significativos para as pressões estudadas.
Palavras-chave: Filtro de Kalman
Petróleo
Gás
Produção
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Mar-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Mariana Vertuli dos. Avaliação da ação do filtro de Kalman estendido na inferência de variáveis de topo e fundo de poço de petróleo. 2022. xi, 81 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVSantos.pdf1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.