Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1647
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O jornalismo colaborativo na web: contexto, características e aplicações
Autor(es)/Inventor(es): Esteves, Mariana Corrêa
Orientador: Pires, Paulo Roberto
Resumo: Analisa o surgimento, as características e as aplicações do fenômeno da produção colaborativa de notícias na internet. Dentro do contexto da evolução da internet e da Web 2.0, a pesquisa aborda, sob a ótica do jornalismo participativo, a forte tendência do conteúdo gerado pelo usuário na rede mundial de computadores. Para realizar esta análise, o trabalho discorre sobre as definições, influências, características e problemáticas relacionadas ao funcionamento do modelo colaborativo de produção e disseminação de informações jornalísticas na web. A pesquisa também propõe um diagnóstico sobre a adoção do jornalismo colaborativo por veículos de comunicação consolidados, além de um debate sobre a mudança nos antigos papéis do profissional de comunicação tendo em vista este novo cenário de participação cada vez maior do público.
Palavras-chave: Jornalismo colaborativo
Web 2.0
Sistemas em rede
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Jul-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ESTEVES, Mariana Corrêa. O Jornalismo colaborativo na web: contexto, características e aplicações. 2007. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MESTEVES.pdf2.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.