Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16488
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Tendência temporal do aleitamento materno no município de Macaé / Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Paes, Viviane Souza Machado
Tutor: Marques, Rejane Corrêa
Resumen: Objetivo: Realizar análise descritiva da situação do aleitamento materno em crianças menores de quatro meses do município de Macaé/ RJ. Métodos: Estudo epidemiológico descritivo, retrospectivo, utilizando o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), disponível no sítio eletrônico do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram utilizadas a seguintes variáveis: crianças menores de 4 meses em aleitamento materno misto e crianças menores de 4 meses em aleitamento materno exclusivo, residentes no município de Macaé, no período de 2005 a 2015. O recorte temporal escolhido foram os últimos 10 anos consolidados no DATASUS. Resultados: O número de crianças cadastradas e amamentadas no município durante o período estudado mostra que, em todos os anos, o percentual se manteve estável para todas as variáveis estudadas. A prática de AME sofreu pouca variação com o menor percentual observado de 68% em 2011 e com um valor máximo de 75%, em 2013. O percentual de aleitamento misto se manteve entre 24% e 29%, enquanto o percentual de crianças não amamentadas ficou entre 1% a 3%. Conclusões: Existem evidências suficientes para afirmar que o apoio à amamentação é necessário para aumentar a duração e a exclusividade da amamentação, garantindo múltiplas vantagens à saúde de recém-nascidos a termo e pré-termo, crianças, mães e sociedade em geral.
Materia: Aleitamento materno
Saúde materno infantil
Estudos de séries temporais
Breast feeding
Maternal and child health
Time series studies
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Unidade de producción: Instituto de Enfermagem
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PAES, Viviane Souza Machado. Tendência temporal do aleitamento materno no município de Macaé / RJ. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2020.
Aparece en las colecciones: Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VSMPaes.pdf284.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.