Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/165
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Incentivo ao exercício da cidadania infantil através da mediação de leitura
Author(s)/Inventor(s): Alves, Danielle da Silveira Mendonça
Advisor: Pereira, Patrícia Mallmann Souto
Abstract: O presente trabalho aborda a importância do incentivo ao exercício da cidadania infantil através da mediação de leitura. O objetivo geral é compreender como a mediação da leitura pode contribuir para o exercício da cidadania infantil, a partir de experiências de bibliotecários na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Discute conceitos de mediação de leitura e aborda a cidadania infantil. A abordagem metodológica do estudo é qualitativa e exploratória, e a coleta de dados foi através de entrevistas a três bibliotecários de diferentes tipos de bibliotecas: escolar, comunitária e pública. Os resultados apontam que o estímulo ao ato de ler contribui para o desenvolvimento infantil, proporcionando: aprimoramento da linguagem, ampliação de conhecimentos, interação com a imaginação e a criatividade da criança entre o real e o imaginário, maior entendimento do seu contexto sociocultural, entre outras questões. Conclui que esses benefícios poderão formar cidadãos que irão pensar, refletir e atuar mais criticamente no âmbito social.
Keywords: Mediação de leitura
Leitura
Formação social
Criança
Cidadania infantil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Department : Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Mar-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/165
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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