Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/165
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Incentivo ao exercício da cidadania infantil através da mediação de leitura
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Danielle da Silveira Mendonça
Orientador: Pereira, Patrícia Mallmann Souto
Resumo: O presente trabalho aborda a importância do incentivo ao exercício da cidadania infantil através da mediação de leitura. O objetivo geral é compreender como a mediação da leitura pode contribuir para o exercício da cidadania infantil, a partir de experiências de bibliotecários na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Discute conceitos de mediação de leitura e aborda a cidadania infantil. A abordagem metodológica do estudo é qualitativa e exploratória, e a coleta de dados foi através de entrevistas a três bibliotecários de diferentes tipos de bibliotecas: escolar, comunitária e pública. Os resultados apontam que o estímulo ao ato de ler contribui para o desenvolvimento infantil, proporcionando: aprimoramento da linguagem, ampliação de conhecimentos, interação com a imaginação e a criatividade da criança entre o real e o imaginário, maior entendimento do seu contexto sociocultural, entre outras questões. Conclui que esses benefícios poderão formar cidadãos que irão pensar, refletir e atuar mais criticamente no âmbito social.
Palavras-chave: Mediação de leitura
Leitura
Formação social
Criança
Cidadania infantil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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