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http://hdl.handle.net/11422/16520
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Reinaldim, Ivair Junior | - |
dc.contributor.author | Gandra, Thayná Freitas Cabral | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T14:14:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:59Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | GANDRA, Thayná Freitas Cabral. Imagens de si: a (in)finitude do corpo nos autorretratos fotográficos. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16520 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autorretrato | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Passado | pt_BR |
dc.subject | Morte | pt_BR |
dc.title | Imagens de si: a (in)finitude do corpo nos autorretratos fotográficos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como propósito relacionar a prática do autorretrato fotográfico à noção do corpo finito suscetível às mudanças do tempo. Procura-se apresentar de que forma a fotografia se molda para que esse corpo se expresse como memória duradoura. A partir do levantamento bibliográfico acerca da análise do corpo, da imagem e da memória, foi essencial a investigação do uso do registro fotográfico como um mecanismo para lidar com a condição mortal do sujeito. Além disso, coube demonstrar também a necessidade da concepção de retratos de si e os desdobramentos que esse aspecto acarreta nas reflexões sobre corpo e identidade. Para tal, foi fundamental o reconhecimento da produção fotográfica de duas artistas, Jo Spence e Florence Chevallier, que usufruíram do autorretrato para uma série de questionamentos no que concerne às suas respectivas experiências pessoais relativas ao entendimento do corpo e sua finitude referente à ideia da morte. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
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