Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16520
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Imagens de si: a (in)finitude do corpo nos autorretratos fotográficos
Autor(es)/Inventor(es): Gandra, Thayná Freitas Cabral
Orientador: Reinaldim, Ivair Junior
Resumo: A presente pesquisa tem como propósito relacionar a prática do autorretrato fotográfico à noção do corpo finito suscetível às mudanças do tempo. Procura-se apresentar de que forma a fotografia se molda para que esse corpo se expresse como memória duradoura. A partir do levantamento bibliográfico acerca da análise do corpo, da imagem e da memória, foi essencial a investigação do uso do registro fotográfico como um mecanismo para lidar com a condição mortal do sujeito. Além disso, coube demonstrar também a necessidade da concepção de retratos de si e os desdobramentos que esse aspecto acarreta nas reflexões sobre corpo e identidade. Para tal, foi fundamental o reconhecimento da produção fotográfica de duas artistas, Jo Spence e Florence Chevallier, que usufruíram do autorretrato para uma série de questionamentos no que concerne às suas respectivas experiências pessoais relativas ao entendimento do corpo e sua finitude referente à ideia da morte.
Palavras-chave: Autorretrato
Corpo
Memória
Passado
Morte
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GANDRA, Thayná Freitas Cabral. Imagens de si: a (in)finitude do corpo nos autorretratos fotográficos. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFCGandra.pdf567.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.