Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16530
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Se safo, agora, nos visse rotas de existências lesbianas através dos boletins chanacomchana
Autor(es)/Inventor(es): Miada, Alice
Orientador: Reinaldim, Ivair
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo levantar reflexões acerca da construção de existências e subjetividades lesbianas no Brasil, no período de redemocratização, tendo como fonte primária os boletins ChanacomChana, produzidos pelo Grupo de Ação Lésbica-Feminista. São analisados os discursos produzidos pelas próprias lesbianas, a partir de textos e imagens, apontando seu caráter disruptivo. Para que essa análise seja possível, é proposto um olhar para o contexto histórico em que essas mulheres estavam inseridas, entendendo os significados atribuídos à linguagem e ao sujeito lesbiano na época. Através das imagens das publicações, pretende-se dar visibilidade ao surgimento de diferentes rotas de existências lesbianas, que contribuíram para a criação de possibilidades de ser e ecoam até hoje na construção de presentes e futuros possíveis.
Palavras-chave: Subjetividade
Movimento lésbico-feminista
Movimentos sociais
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MIADA, Alice. Se safo, agora, nos visse rotas de existências lesbianas através dos boletins chanacomchana. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMiada.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.