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dc.contributor.authorAraújo, Samuel-
dc.date.accessioned2022-03-24T22:29:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:17Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationARAUJO, Samuel. Samba, sambistas e sociedade: um ensaio etnomusicológico. Rio de Janeiro, RJ: Ed. UFRJ, 2021. 280 p.pt_BR
dc.identifier.isbn9786588388358pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16566-
dc.description.abstractThis book proposes some guidelines for a critical history of samba in the city of Rio de Janeiro in the early 1990s. Its definition of samba interrelates acoustic and kinetic practices named as such without excluding other aspects intrinsic to them (sociability, institutionality, etc. .), which are based on conceptions of time specific to certain aspects of social life in the city. The more specific focus of the text lies on the elaboration of songs and some particularities of the work of the instrumental ensemble of samba schools – the drums. With this, the author seeks to illustrate the relationship between both practices and their crucial significance for the mediation between the various areas of samba in Rio de Janeiro, as well as for equating social dilemmas of greater scope in the country.en
dc.description.sponsorshipFUJBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora UFRJpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectEscolas de sambapt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectSamba (Dance)en
dc.subjectEthnomusicologyen
dc.titleSamba, sambistas e sociedade: um ensaio etnomusicológicopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoEste livro propõe alguns balizamentos para uma história critica do samba na cidade do Rio de janeiro do início dos anos 1990. Sua definição de samba inter-relaciona práticas acústicas e cinéticas nomeadas como tal sem excluir outros aspectos intrínsecos a elas (sociabilidade, institucionalidade, etc.), que se assentam sobre concepções de tempo próprias de determinados aspectos da vida social na cidade. O foco mais específico do texto recai sobre a elaboração canções e algumas particularidades do trabalho do conjunto instrumental de escolas de samba – as baterias. Com isso, o autor busca ilustrar a relação entre ambos os fazeres e sua crucial significância para a mediação entre os diversos âmbitos do samba do Rio de Janeiro, assim como para equacionamento de dilemas sociais de maior abrangência no país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEditora UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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