Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1656
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aquecimento global: diálogo ciência e mídia: por uma análise do fenômeno e sua repercussão no jornalismo impresso
Autor(es)/Inventor(es): Vianna, Ana Elisa Piani Besserman
Orientador: Braga, William Dias
Resumo: Este trabalho tem por objetivo esclarecer o fenômeno do aquecimento global e analisar as repercussões de sua crescente importância no jornalismo impresso, considerando que a pauta de mudanças climáticas se tornou a mais importante questão ambiental do século XXI, devido às ameaças ao meio ambiente e à sobrevivência humana. São abordados na monografia o histórico e a contextualização científica do problema, a situação mundial atual em relação ao tema e as previsões para o futuro, especialmente no que remete a planos de desenvolvimento sustentável e fontes alternativas de energia. O trabalho também aborda o diálogo entre ciência e jornalismo e os obstáculos para a produção de conteúdos científicos na mídia. Como objetivo específico, este trabalho apresenta um exame sobre a influência do 4o relatório de avaliação do IPCC na mídia, analisando matérias relacionadas ao aquecimento global veiculadas em grandes jornais brasileiros.
Palavras-chave: Jornalismo
Meio ambiente
Mídia impressa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Jun-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VIANNA, Ana Elisa Piani Besserman. Aquecimento global: diálogo ciência e mídia: por uma análise do fenômeno e sua repercussão no jornalismo impresso. 2007. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AEPBVianna.pdf595.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.