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http://hdl.handle.net/11422/16589
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Soares, Lia Abrantes Antunes | - |
dc.contributor.author | Godoy, Camila Braga | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T19:05:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:25Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16589 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject | Sinais | pt_BR |
dc.subject | Verbos | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Multilinguismo | pt_BR |
dc.title | A emergência do sinal<É>no constructicon bi/multilíngue de surdos: evidências de diaconstruções | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2989983093843780 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0992578877949361 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freitas Júnior, Roberto de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8290929150934751 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo dedica-se à investigação do sinal <É>, a partir de fundamentação teórica baseada no uso, configurada no modelo da Gramática de Construções Diassistêmica (GCD). Este modelo teórico, alinhado a outras vertentes de Gramática de Construções, considera o conhecimento linguístico emergente e mutável a partir da experiência do falante com a língua em uso e da interação dos processos cognitivos de domínio geral. Este modelo propõe que o conhecimento linguístico do falante de uma ou mais línguas é organizado em um único constructicon, dessa forma, as construções podem ser utilizadas nas diferentes línguas usadas pelo falante. Nossa hipótese é a de que o uso do sinal <É> na LIBRAS emergiu pelo contato linguístico com o PB. Nesse sentido, o objetivo central deste estudo é mapear em quais construções o sinal tem sido usado e como esse item emergiu na língua. Para tanto, empenhou- se metodologia quantitativa e qualitativa para investigação de ocorrências em dicionários e canais da plataforma YouTube. Num período de 2014 a 2020, foram encontrados, em sete canais, 21 vídeos produzidos por crianças e por adultos surdos, organizados em duas amostras: (A) narrativas infantis e (B) entrevistas. Essas amostras integram, portanto, o corpus construído para presente pesquisa sobre a entrada do item <É> em construções da LIBRAS. Nas duas amostras, foram encontradas 39 ocorrências do uso do sinal <É> nas narrativas infantis, das quais 37 correspondem às microconstruções equativas, atributivas e apresentacionais, representadas com os seguintes padrões: [SN VÈ SAdj]ATR, [SN VÉ SN]EQUA e [VÉ SN]APRES. Nas amostras das entrevistas, foram encontradas 40 ocorrências, das quais 35 correspondem às mesmas construções. Além disso, foram identificadas 07 ocorrências (amostras A e B) de <É> em construções que não correspondem às equativas, atributivas e apresentacionais. Indicamos nas análises que o uso desse sinal e a posição de seu preenchimento como um item verbal não é categórica. Ao que parece, o uso ainda está se propagando gradualmente e com o tempo terá seu efeito observado no grau de multilinguismo da população usuária da LIBRAS e do PB (HÖDER, 2021b). Os resultados demonstram maior frequência de uso de <É> em slot verbal antecedido e seguido de nominais, sem desconsiderar ainda outros casos com menor quantitativo de dados, cabendo, assim, a indicação da emergência de diaconstruções provenientes do contato com o PB. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - LIBRAS |
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