Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1658
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Jornalismo-arte na literatura de cordel
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Débora Motta de
Tutor: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumen: Estuda a representação da notícia na literatura de cordel, com enfoque no papel noticioso dos chamados ‘folhetos circunstanciais’, ‘de acontecido’ ou de ‘ocorrido’. Este gênero de literatura é um veículo de comunicação, escrito pelo povo e para o povo, que se caracteriza por reunir arte e jornalismo popular. Daí a expressão ‘jornalismo-arte’, que dá nome ao projeto monográfico. A trajetória jornalística dessa literatura popular é abordada desde sua origem na Europa - com os trovadores e menestréis viajantes que exerciam papel de jornalistas ao noticiar os principais fatos da época nos locais mais isolados dos centros urbanos -, até sua chegada no Nordeste, onde se tornou uma das expressões mais representativas da cultura brasileira e um dos principais meios de informação e entretenimento popular. Através da análise teórica e empírica de exemplares de folhetos noticiosos, é traçado um panorama da atividade informativa dos ‘poetas-repórteres’.
Materia: Literatura de cordel
Literatura popular
Jornalismo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-jul-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Débora Motta de. Jornalismo-arte na literatura de cordel. 2007. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DOLIVEIRA.pdf1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.