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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: “Meus cachos, minhas regras”: o papel das redes sociais no reposicionamento das marcas de cosméticos
Author(s)/Inventor(s): Lopes, Carla Caroline Damasceno
Advisor: Costa, Cristiane Henriques
Abstract: Este trabalho pretende demonstrar de que forma as discussões nas redes sociais sobre o fim da ditadura do alisamento e a valorização do cabelo crespo influenciaram as empresas do setor de cosméticos a se reposicionarem. Em um primeiro momento, será debatida a importância do cabelo para a construção da identidade feminina e como o processo de transição capilar tem um forte papel na luta política de resgate da identidade afro-brasileira e na autoestima das jovens que se submetiam ao padrão do cabelo liso. Será destacada a atuação das ativistas contra o alisamento e em prol da transição capilar nas redes digitais, disseminando informações sobre cabelos crespos e cacheados, a ponto da campanha se tornar um fenômeno nas plataformas digitais. Por fim, se discute o processo de reposicionamento de uma marca, utilizando como estudo de caso a Salon Line, retratando como a marca se apropriou da ideia de prosumers.
Keywords: Cabelo - Cuidado e higiene
Redes sociais
Cosméticos
Marca de produtos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LOPES, Carla Caroline Damasceno. “Meus cachos, minhas regras”: o papel das redes sociais no reposicionamento das marcas de cosméticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

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