Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1659
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiário
Autor(es)/Inventor(es): Pacheco, Gabriela de Resende Nóra
Orientador: Paiva, Raquel
Resumo: Observa como o jornalismo impresso faz uso da classificação, da fragmentação e da descontextualização da realidade, em sua prática cotidiana de transformar fatos em notícias. A análise da mídia impressa evidencia que a especialização temática, seguida da fragmentação do noticiário, é uma tendência mundial que tem se acentuado nas últimas décadas. A história demonstra que o processo de segmentação foi amplamente incorporado à imprensa brasileira no final do século XX, com a consolidação do modelo de editorias e a valorização do marketing jornalístico, nos anos 1980-90. Partindo da descrição dos jornais O Globo e Folha de São Paulo, procura-se verificar como o modelo de editorias atua na representação do real. O estudo do processo de segmentação dos jornais adquire importância diante da atual crise desses veículos, agravada pela consolidação da Internet como espaço de busca e roca de informações. Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação, torna-se, pois, indispensável refletir sobre novas possibilidades de estruturação do noticiário na mídia impressa.
Palavras-chave: Jornalismo
Jornalismo impresso
Mídia impressa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Jun-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PACHECO, Gabriela de Resende Nóra. Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiário. 2007. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GPacheco.pdf584.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.