Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16600
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Anotações para uma reportagem especial sobre Chimamanda Ngozi Adichie: reflexos de sua vivência como mulher, negra e imigrante
Autor(es)/Inventor(es): Bombonatti, Isadora Boaventura Cavalcante
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumo: Esta monografia pretende levantar dados a respeito da vida de Chimamanda Ngozi Adichie. Analisaremos como os processos migratórios que marcaram sua trajetória influenciaram, direta ou indiretamente seu trabalho, com o objetivo de estruturar uma reportagem especial sobre a escritora. Nascida em uma pequena cidade na Nigéria, Chimamanda tem um histórico marcado por acontecimentos políticos importantes. Seus avós participaram do movimento separatista que culminou na Guerra da Biafra. Tanto seu pai quanto sua mãe dedicaram a vida ao meio acadêmico, estimulando o pensamento crítico dos filhos . A própria escritora participou de movimentos políticos estudantis durante sua formação universitária. Esses e outros acontecimentos reverberam em seus livros - três romances e uma coletânea de contos publicados. O principal referencial de estudo deste trabalho é o livro Americanah, lançado originalmente nos Estados Unidos em 2013, por ser obra mais autobiográfica da autora. Fala de uma mulher negra que se mudou ainda adolescente para outro país. O trabalho busca apontar como três pilares influenciaram a constituição de sua história pela perspectiva dos temas que guiam a narrativa - a imigração, o gênero e a etnia.
Palavras-chave: Emigração e imigração
Nigéria
Adichie, Chimamanda Ngozi, 1977-
Feminismo
Negras
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BOMBONATTI, Isadora Boaventura Cavalcante. Anotações para uma reportagem especial sobre Chimamanda Ngozi Adichie: reflexos de sua vivência como mulher, negra e imigrante. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IBombonatti.pdf302.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.