Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16616
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise dos pontos de sinergia entre as metodologias Advanced Work Packaging e Last Planner System: uma proposição de um framework integrado para aplicação em projetos de capital
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Julia Cardinot de Souza
Tutor: Santos, Ricardo França
Resumen: O crescimento anual da produtividade na construção civil, nos últimos 20 anos, foi de apenas um terço das médias totais dos demais setores da economia e o setor se viu obrigado a inovar e modernizar. Neste contexto, surgiram metodologias como o Advanced Work Packaging (AWP) e Last Planner System (LPS), desenvolvidas para apoiar os projetos em todo ciclo de vida, desde o planejamento até a construção e operações. Porém, embora as metodologias se popularizem com o passar dos anos, sendo aplicadas em diversos projetos ao redor do mundo, tal relevância ainda não é refletida nos estudos acadêmicos. Sendo assim, presente estudo visa apresentar e promover umacompreensão acerca das metodologias Advanced Work Packaging (AWP) e Last Planner System (LPS), analisar os pontos de integração entre ambas, de modo a potencializar os impactos positivos em projetos de capital, aumentando a produtividade e a previsibilidade dos mesmos, além de propor um framework para aplicação combinada do AWP e do LPS. Para isso, foram aplicadas ferramentas de pesquisas descritivas e exploratórias, com apoio de procedimentos técnicos como pesquisas bibliográficas e documentais acerca dos temas. E, para validar as soluções propostas, foi realizada uma pesquisa qualitativa com especialistas do mercado. Os resultados obtidos reforçaram a solução proposta de que, quando somadas as forças do Advanced Work Packaging com o Last Planner System, os projetos tendem a ser mais confiáveis, eficientes e integrados, principalmente no que diz respeito à construção, engenharia e suprimentos.
Materia: Gestão de projetos
Planejamento
Project management
Planning
Investimento de capital
Capital investments
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Unidade de producción: Instituto Politécnico
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 17-mar-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MOREIRA, Julia Cardinot de Souza. Análise dos pontos de sinergia entre as metodologias Advanced Work Packaging e Last Planner System: uma proposição de um framework integrado para aplicação em projetos de capital. 2022. 70 f. Trabalho de Consluão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Aparece en las colecciones: Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JCSMoreira.pdf827.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.