Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16624
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação do campo de força Martini 3 na determinação de propriedades interfaciais de sistemas bifásicos alcano-água por dinâmica molecular
Autor(es)/Inventor(es): Garrot, Thiago Guedes
Orientador: Tavares, Frederico Wanderley
Coorientador: Camargo, Carla Luciane Manske
Resumo: O estudo de propriedades interfaciais de sistemas bifásicos óleo-água em diferentes temperaturas é de grande importância para a indústria química, em especial para o setor petroquímico, tendo em vista a melhor operação de unidades industriais. Na literatura, a obtenção de tais propriedades é feita tanto por metodologias experimentais quanto por modelos termodinâmicos, incluindo a técnica de Dinâmica Molecular, seja na abordagem considerando todos os átomos do sistema ou com campos de força que fazem agregação de átomos para obter ganho computacional. O presente trabalho teve como principal objeto de estudo o Martini, um campo de forças coarse-grained que agrega os átomos em grupos chamados de beads. A primeira versão desse modelo data de 2004, tendo essa sofrido diversas adições ao longo dos anos, até que seus autores, em 2013, conciliaram todas as adições em uma nova versão, o Martini 2. Com essa versão, foi publicado um estudo de cálculo de propriedades interfaciais que serviu de referência principal ao trabalho aqui realizado. Em 2021, publicou-se o Martini 3, uma nova versão em que diversos dados do modelo anterior foram reparametrizados, além de adicionar novas possibilidades de construção de moléculas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade dessa nova modelagem no estudo de sistemas alcano-água. Os resultados para a previsão da densidade média das fases orgânica e aquosa obtidas com o Martini 3 ficaram, em geral, mais próximos dos dados experimentais da literatura, em relação à versão anterior. No entanto, maiores desvios dos dados experimentais nas propriedades foram observados para moléculas com beads de diferentes tipos. Além disso, pela ausência da água polarizável, os valores de tensão interfacial foram ainda mais subestimados que os resultados obtidos com a versão anterior. Assim, se faz necessária uma nova parametrização da água para que propriedades como a tensão interfacial sejam aferidas de forma mais acurada por Dinâmica Molecular com o Martini 3.
Palavras-chave: Martini 3
Sistemas bifásicos alcano-água
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Mar-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TGGarrot.pdf889.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.