Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16628
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Implementação em linguagem R de ferramenta para planejamento de manutenção baseada em Fuzzy-TOPSIS e FMEA: aplicação no setor hoteleiro
Author(s)/Inventor(s): Melo, Julia Camila Magalhães
Advisor: Medeiros, Márcio José de
Abstract: Este estudo desenvolve uma ferramenta de gestão para priorização de falhas em um plano de manutenção no setor de serviços. A ferramenta foi desenvolvida a partir do método de decisão multicritério fuzzy-TOPSIS e análise de efeitos e modos de falhas (FMEA) a fim de apoiar decisões de planejamento da manutenção de forma dinâmica. A estrutura proposta pode ser adaptada para aplicações em manufatura e serviços. Para determinar as prioridades de manutenção das alternativas de falhas, foram escolhidos como critérios: Número Prioritário de Risco; custos de manutenção e reparo; taxa de falhas (recorrência da falha); satisfação dos clientes; e, tempo de reparo (inatividade). A ferramenta retorna o desempenho do plano de manutenção e as alternativas de falhas são expostas à gerência do negócio avaliado. Para confirmar a viabilidade da estrutura proposta, o estudo apresentou a aplicação da sistemática em um hotel situado em uma cidade turística no interior do estado do Rio de Janeiro. Os resultados apresentados em uma tabela com ordenação de criticidade foram coerentes e correspondem à realidade do hotel em estudo. A implementação é generalista e pode ser facilmente adaptada para demais aplicações da Engenharia, seja no setor de serviços ou industrial.
Keywords: Mapeamento de processos
Análise multicritério
Manutenção
Process mapping
Multi-criteria analysis
Maintenance
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MELO, Julia Camila Magalhães. Implementação em linguagem R de ferramenta para planejamento de manutenção baseada em Fuzzy-TOPSIS e FMEA: aplicação no setor hoteleiro. 2021. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCMMelo.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.