Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16649
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: OCUPAMINC RJ
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Carla Farias
Orientador: Bentes, Ivana
Resumo: Em resposta ao impeachment da presidenta da república Dilma Rousseff, quando seu substituto, Michel Temer, decreta a extinção de 9 ministérios, entre eles o da Cultura, acontece a insurgência de uma rede de ocupações artístico-culturais que tomam as sedes do MINC e FUNARTE por todos o país. Entre elas, a OcupaMinC RJ, fenômeno que promove o hackeamento das estruturas formais de poder, e como um verdadeiro laboratório de inovação cidadã, no uso de metodologias de economia colaborativa, visibiliza e potencializa os novos sujeitos do discurso, na ocupação de territórios físicos, como o Palácio Gustavo Capanema e o prédio do antigo Canecão na cidade do Rio de Janeiro, e também, das mídias digitais e do imaginário coletivo. Em um processo pedagógico, de vivência imersiva e intensiva, no intuito de formular um modelo de convívio que corresponda aos conceitos de democracia plena, o saldo é: uma grande rede progressista de arte, mídia e ativismo que existe até hoje.
Palavras-chave: Ocupações
Brasil. Ministério da Cultura
Movimentos sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Carla Farias. OCUPAMINC RJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COliveira.pdf583.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.