Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16652
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Projeto Comprova: jornalismo de checagem nas eleições de 2018
Autor(es)/Inventor(es): Pessoa, Mikaell Arthur de Medeiros
Tutor: Latini, Gabriela Nóra Pacheco
Resumen: Esta monografia pretende estudar a utilização das técnicas do jornalismo de checagem na cobertura jornalística de eleições no Brasil e no mundo. A modalidade do fact-checking ganhou notoriedade nos últimos anos, assim como as fake news e a pós-verdade. A checagem de fatos é o trabalho de verificação da autenticidade de declarações de personalidades públicas, assim como de informações compartilhadas nos meios de comunicação. Este trabalho tem por objetivo apresentar a origem deste tipo de jornalismo, suas características fundamentais, apontar potencialidades e refletir sobre sua relevância no combate à desinformação. Para isso, além de abordar o jornalismo de checagem, o estudo propõe uma reflexão sobre o fenômeno contemporâneo das notícias falsas e seus impactos na sociedade; e faz uma análise do projeto Comprova, empreendimento idealizado para atuar nas Eleições Gerais de 2018 com a missão de desbancar casos de desinformação.
Materia: Jornalismo
Fake news
Eleições
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-ene-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PESSOA, Mikaell Arthur de Medeiros. Projeto Comprova: jornalismo de checagem nas eleições de 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MPessoa.pdf339.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.