Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16653
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fragozo, Fernando Antonio Soares | - |
dc.contributor.author | Pessoa, Pedro Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T21:09:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-01 | - |
dc.identifier.citation | PESSOA, Pedro Augusto. Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica”. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16653 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Documentário (Cinema) | pt_BR |
dc.subject | Vertov, Dziga, 1896-1954 | pt_BR |
dc.subject | Vídeos experimentais | pt_BR |
dc.title | Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leal, Leila Salim | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Victa de Carvalho Pereira da | - |
dc.description.resumo | Este trabalho se propõe a analisar a gramática fílmica do documentário soviético “O Homem com uma Câmera Cinematográfica, “produzido” por Dziga Vertov, realizado em 1929, assim como seus procedimentos, intenções e linguagem. Em vista desse objetivo, são abordadas as correntes vanguardistas que mais tiveram influência na vida de Vertov: a saber, o futurismo e o construtivismo. Portanto, a partir desses elementos, é possível dissecar, na ultima fase do estudo, a estrutura completa do filme propriamente dito, com base no artigo escrito pela jornalista Annette Michelson “From Magician to Epistomologist”, o qual relata os mínimos detalhes do conteúdo. Ao citar casos análogos, a desconstrução do processo de uma narrativa convencional, o destaque da câmera e a tecnologia como extensão do corpo dos seres humano, figuras de estilo, metalinguagem e a arte como demonstração orgânica da sociedade soviética. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPessoa.pdf | 479.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.