Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16653
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica”
Autor(es)/Inventor(es): Pessoa, Pedro Augusto
Tutor: Fragozo, Fernando Antonio Soares
Resumen: Este trabalho se propõe a analisar a gramática fílmica do documentário soviético “O Homem com uma Câmera Cinematográfica, “produzido” por Dziga Vertov, realizado em 1929, assim como seus procedimentos, intenções e linguagem. Em vista desse objetivo, são abordadas as correntes vanguardistas que mais tiveram influência na vida de Vertov: a saber, o futurismo e o construtivismo. Portanto, a partir desses elementos, é possível dissecar, na ultima fase do estudo, a estrutura completa do filme propriamente dito, com base no artigo escrito pela jornalista Annette Michelson “From Magician to Epistomologist”, o qual relata os mínimos detalhes do conteúdo. Ao citar casos análogos, a desconstrução do processo de uma narrativa convencional, o destaque da câmera e a tecnologia como extensão do corpo dos seres humano, figuras de estilo, metalinguagem e a arte como demonstração orgânica da sociedade soviética.
Materia: Documentário (Cinema)
Vertov, Dziga, 1896-1954
Vídeos experimentais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-ene-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PESSOA, Pedro Augusto. Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica”. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PPessoa.pdf479.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.