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dc.contributor.advisorKluge, Denise Cristina-
dc.contributor.authorBarbosa, Carollina da Costa-
dc.date.accessioned2022-04-05T23:53:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16661-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.titleReflexões de uma professora sobre as contribuições dos jogos online do tipo MMORPG no desenvolvimento da oralidade de adolescentes brasileiros aprendizes de inglês de um curso de idiomaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2854983549253687pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0071724910154544pt_BR
dc.description.resumoNesta monografia será analisada a relação entre os jogos de vídeo game, com ênfase para os jogos online de interpretação de papéis para multijogadores em massa (em inglês Massively Multiplayer Online Role-Playing Game ou MMORPG), e o desenvolvimento da oralidade em língua inglesa a partir das minhas observações de sala de aula como professora de língua estrangeira e um levantamento bibliográfico sobre pesquisas direcionadas a essa temática. Para este fim, serão analisados estudos que apresentam a relevância do impacto dos jogos no processo de ensinoaprendizagem do estudante, bem como o impacto em seu perfil de aluno (GEE, 2003), a dinâmica dos jogos (BUSARELLO, 2016), os impactos da gamificação na educação (FADEL et al. 2014) além de um breve levantamento bibliográfico acerca dos estudos sobre o aspecto do inglês como uma língua de intermédio de comunicação (BECKER e KLUGE 2014; RAJAGOPALAN 2011). Ao comparar os pressupostos teóricos com minhas observações acerca dos meus alunos adolescentes, que é o público que está mais imerso no universo dos jogos online, foi possível concluir que de fato há uma influência dos jogos online no desenvolvimento das práticas de oralidade em língua inglesa em sala de aula, bem como na autoconfiança do estudante em arriscar sua participação nas atividades e até mesmo levar para sala de aula conhecimentos e curiosidades dos jogos, relacionando-os com o conteúdo educacional. A relação entre os jogos de MMORPG e o aprendizado de língua inglesa é um campo de pesquisa recente e o objetivo deste trabalho é contribuir para que tenhamos cada vez mais informação sobre esta nova realidade que está cada vez mais presente nas salas de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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