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http://hdl.handle.net/11422/16661
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Reflexões de uma professora sobre as contribuições dos jogos online do tipo MMORPG no desenvolvimento da oralidade de adolescentes brasileiros aprendizes de inglês de um curso de idiomas |
Autor(es)/Inventor(es): | Barbosa, Carollina da Costa |
Tutor: | Kluge, Denise Cristina |
Resumen: | Nesta monografia será analisada a relação entre os jogos de vídeo game, com ênfase para os jogos online de interpretação de papéis para multijogadores em massa (em inglês Massively Multiplayer Online Role-Playing Game ou MMORPG), e o desenvolvimento da oralidade em língua inglesa a partir das minhas observações de sala de aula como professora de língua estrangeira e um levantamento bibliográfico sobre pesquisas direcionadas a essa temática. Para este fim, serão analisados estudos que apresentam a relevância do impacto dos jogos no processo de ensinoaprendizagem do estudante, bem como o impacto em seu perfil de aluno (GEE, 2003), a dinâmica dos jogos (BUSARELLO, 2016), os impactos da gamificação na educação (FADEL et al. 2014) além de um breve levantamento bibliográfico acerca dos estudos sobre o aspecto do inglês como uma língua de intermédio de comunicação (BECKER e KLUGE 2014; RAJAGOPALAN 2011). Ao comparar os pressupostos teóricos com minhas observações acerca dos meus alunos adolescentes, que é o público que está mais imerso no universo dos jogos online, foi possível concluir que de fato há uma influência dos jogos online no desenvolvimento das práticas de oralidade em língua inglesa em sala de aula, bem como na autoconfiança do estudante em arriscar sua participação nas atividades e até mesmo levar para sala de aula conhecimentos e curiosidades dos jogos, relacionando-os com o conteúdo educacional. A relação entre os jogos de MMORPG e o aprendizado de língua inglesa é um campo de pesquisa recente e o objetivo deste trabalho é contribuir para que tenhamos cada vez mais informação sobre esta nova realidade que está cada vez mais presente nas salas de aula. |
Materia: | Ensino e aprendizagem Oralidade Jogos eletrônicos Língua inglesa |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês |
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