Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16666
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMonzani, João Marcelo Amaral Reimão-
dc.contributor.authorZambrano, Luana Costa-
dc.date.accessioned2022-04-08T01:30:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16666-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua japonesapt_BR
dc.subjectCultura japonesapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleA cultura e a língua no ensino de japonês: um estudo de caso do livro Marugotopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9696204752919557pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4769581540512108pt_BR
dc.contributor.referee1Caffaro, Paula da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3511977431878251pt_BR
dc.description.resumoSegundo BENNET (1998), a cultura se divide em duas: a objetiva e a subjetiva. Existe a parte que se pode perceber (cultura visível, objetiva, Cultura com “C” maiúsculo, mieru bunka, em japonês), com seções exclusivas nos livros didáticos. Além disso, existe a parte que não está visível aos olhos (cultura invisível, subjetiva ou cultura com “c” minúsculo, mienai bunka, em japonês). O ensino de uma língua e sua cultura estão diretamente relacionados. O enfoque sempre está voltado para o ensino da cultura visível, uma vez que é mais facilmente acessado e encontrado, porém a cultura invisível tem o mesmo nível de importância. O trabalho, em questão, busca analisar os aspectos da cultura invisível e correlacioná-los com o ensino da língua japonesa, focando no livro didático Marugoto. Os aspectos que podem ser encontrados são: comportamentos linguísticos, pensamentos, crenças, entre outros. É possível perceber a importância do ensino da língua correlacionando à cultura, pois sem esta relação, o estudante não conseguirá entender, nem transmitir o que deseja na língua que está aprendendo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Japonês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCZambrano.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.