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http://hdl.handle.net/11422/16666
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Monzani, João Marcelo Amaral Reimão | - |
dc.contributor.author | Zambrano, Luana Costa | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-08T01:30:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:26Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16666 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua japonesa | pt_BR |
dc.subject | Cultura japonesa | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | A cultura e a língua no ensino de japonês: um estudo de caso do livro Marugoto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9696204752919557 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4769581540512108 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Caffaro, Paula da Costa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3511977431878251 | pt_BR |
dc.description.resumo | Segundo BENNET (1998), a cultura se divide em duas: a objetiva e a subjetiva. Existe a parte que se pode perceber (cultura visível, objetiva, Cultura com “C” maiúsculo, mieru bunka, em japonês), com seções exclusivas nos livros didáticos. Além disso, existe a parte que não está visível aos olhos (cultura invisível, subjetiva ou cultura com “c” minúsculo, mienai bunka, em japonês). O ensino de uma língua e sua cultura estão diretamente relacionados. O enfoque sempre está voltado para o ensino da cultura visível, uma vez que é mais facilmente acessado e encontrado, porém a cultura invisível tem o mesmo nível de importância. O trabalho, em questão, busca analisar os aspectos da cultura invisível e correlacioná-los com o ensino da língua japonesa, focando no livro didático Marugoto. Os aspectos que podem ser encontrados são: comportamentos linguísticos, pensamentos, crenças, entre outros. É possível perceber a importância do ensino da língua correlacionando à cultura, pois sem esta relação, o estudante não conseguirá entender, nem transmitir o que deseja na língua que está aprendendo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Japonês |
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