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http://hdl.handle.net/11422/16666
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A cultura e a língua no ensino de japonês: um estudo de caso do livro Marugoto |
Autor(es)/Inventor(es): | Zambrano, Luana Costa |
Orientador: | Monzani, João Marcelo Amaral Reimão |
Resumo: | Segundo BENNET (1998), a cultura se divide em duas: a objetiva e a subjetiva. Existe a parte que se pode perceber (cultura visível, objetiva, Cultura com “C” maiúsculo, mieru bunka, em japonês), com seções exclusivas nos livros didáticos. Além disso, existe a parte que não está visível aos olhos (cultura invisível, subjetiva ou cultura com “c” minúsculo, mienai bunka, em japonês). O ensino de uma língua e sua cultura estão diretamente relacionados. O enfoque sempre está voltado para o ensino da cultura visível, uma vez que é mais facilmente acessado e encontrado, porém a cultura invisível tem o mesmo nível de importância. O trabalho, em questão, busca analisar os aspectos da cultura invisível e correlacioná-los com o ensino da língua japonesa, focando no livro didático Marugoto. Os aspectos que podem ser encontrados são: comportamentos linguísticos, pensamentos, crenças, entre outros. É possível perceber a importância do ensino da língua correlacionando à cultura, pois sem esta relação, o estudante não conseguirá entender, nem transmitir o que deseja na língua que está aprendendo. |
Palavras-chave: | Ensino Língua japonesa Cultura japonesa Aprendizagem Didática |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Japonês |
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