Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16670
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O papel da função de base e dos efeitos relativísticos no estudo da estrutura, frequências vibracionais e constantes de força intramolecular da cisplatina
Author(s)/Inventor(s): Almeida, Caroline Azevedo de
Advisor: Paschoal, Diego Fernando da Silva
Abstract: No presente trabalho o papel da função de base do átomo de platina e dos efeitos relativísticos na previsão da estrutura, frequências vibracionais e constantes de força intramolecular da cisplatina é apresentado. Foram construídos protocolos computacionais não relativísticos e relativísticos nos níveis B3LYP/PTBS/jorge-DZP/C-PCM e B3LYP-DKH2/PTBS/jorge-DZP-DKH/C-PCM, respectivamente, onde para PTBS foram consideradas 19 distintas funções de base para o átomo de platina. Os resultados para estrutura mostram que apesar da estrutura não ser muito sensível a função de base da platina, a inclusão dos efeitos relativísticos melhora a descrição da estrutura da cisplatina. Além disso, uma função de base de valência de qualidade triplo-zeta e a adição de funções de polarização f resulta numa melhor estrutura. Para as frequências vibracionais, os resultados mostram que a função de base da platina e, principalmente, os efeitos relativísticos, têm um papel importante. Considerando os resultados obtidos para a estrutura e as frequências vibracionais, os protocolos computacionais B3LYP/jorge-DZP/jorge-DZP/C-PCM e B3LYP-DKH2/Sapporo-DKH3-DZP-2012/jorge-DZP-DKH/C-PCM, que obtiveram desvios relativos médios (DRM) de 2,4% na descrição estrutural e de 4,8% e 5,5%, respectivamente, para as frequências vibracionais, são excelentes alternativas para o estudo dessas propriedades em complexos de Pt.
Keywords: Cisplatina (Química)
Estrutura
Antineoplásicos
Cisplatin
Structure
Antineoplastic Agents
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
Production unit: Instituto Multidisciplinar de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Mar-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALMEIDA, Caroline Azevedo de. O papel da função de base e dos efeitos relativísticos no estudo da estrutura, frequências vibracionais e constantes de força intramolecular da cisplatina. 2021. 44 f. Projeto Final de Curso (Bacharelado em Química) - Instituto Multidisciplinar de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAAlmeida.pdf878.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.