Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/16682
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Avaliação: uma busca pela construção do conhecimento no ensino de física |
Autor(es)/Inventor(es): | Pereira, Julio Cesar Portella |
Orientador: | Penna-Firme, André Bessadas |
Resumo: | Este trabalho analisa o processo de avaliação no ensino de Física de uma Instituição de Ensino Básico, denominada Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), da cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de se construir o conhecimento desta importante área da Ciência e pontuar a aludida avaliação no processo ensino-aprendizagem. O escopo deste trabalho foi a integração de uma pesquisa bibliográfica com uma pesquisa de campo, tipo quantitativo-descritivo, com estudos de descrição da população de alunos avaliados. Do universo dos instrumentos de avaliação, como testes, provas e avaliações do CBNB para as turmas do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio que foram realizadas nos três primeiros trimestres do ano de 2020 foi efetuada a coleta do espaço amostral de questões em que os alunos não obtiveram acertos durante o aludido processo de avaliação, sendo elencados os conteúdos programáticos que foram trabalhados por avaliação no citado ano letivo e traçado um perfil do padrão de desempenho desses alunos por turma com os respectivos resultados através de índices percentuais de insucesso. Por outra vertente, foram mostradas algumas atividades experimentais e lúdicas no ensino de Física que facilitaram significativamente a aprendizagem do aluno bem como as avaliações propostas pelos professores de forma contínua durante todo o ano letivo de 2020. O problema estudado foi verificar a possibilidade concreta que os professores têm em buscar a construção do conhecimento no ensino de Física através de tentativas de se procurar trabalhar com os alunos em grupos para que adquiram uma aprendizagem significativa através do desenvolvimento de atividades experimentais e lúdicas integradas às teóricas, e que esses professores tenham a segurança de aplicar, integral e continuamente, a avaliação significativa ao longo das vidas acadêmicas desses alunos. Há uma relação direta entre a aprendizagem significativa e avaliação significativa e desempenho acadêmico, considerando-se que a facilitação da aprendizagem significativa depende muito mais de uma nova postura docente e de uma nova diretriz escolar. |
Palavras-chave: | Construção do conhecimento Experimentação Ensino de física Ensino e aprendizagem Avaliação da aprendizagem |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 11-Mar-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | PEREIRA, Julio Cesar Portella. Avaliação: uma busca pela construção do conhecimento no ensino de física. 79 f. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JCPPereira.pdf | 2.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.