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dc.contributor.advisorRibeiro, Benvinda de Jesus Ferreira-
dc.contributor.authorSequeira, Sarah Corrêa Moreira de-
dc.date.accessioned2022-04-13T14:23:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSEQUEIRA, Sarah Corrêa Moreira de. Particularidades na preservação de esculturas ao ar livre: o caso de recicláveis? de Thales Valoura. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16699-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectAr livrept_BR
dc.subjectObjetos culturaispt_BR
dc.subjectEsculturaspt_BR
dc.titleParticularidades na preservação de esculturas ao ar livre: o caso de recicláveis? de Thales Valourapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata sobre as adversidades verificadas para a preservação de objetos culturais escultóricos expostos ao ar livre. Ao ar livre, existem diversas condições para que um objeto cultural continue existindo, pois está sujeito às ações diretas das condições climáticas que influenciam o estado de conservação de acordo com os materiais que constituem os objetos. Além disso, o ponto principal da discussão é a relação que a comunidade possui com os objetos. Essa relação é norteadora das ações de preservação. Nesse sentido, neste trabalho primeiramente são tratadas as questões sociais relacionadas à presença de esculturas em lugares públicos: as relações dos frequentadores do espaço coletivo com esses objetos e as ressignificações simbólicas que podem ser geradas com o passar dos anos e influenciar nas ações de preservação. Posteriormente, são enunciadas as dificuldades em preservar objetos em ambientes externos e não controlados devido a interferência direta das condições climáticas. Em seguida, é apresentado o estudo de caso realizado com intervenção tridimensional contemporânea “Recicláveis?”, do artista Thales Valoura, pertencente ao 2o ciclo de exposições da Galeria Curto Circuito de Arte Pública no Parque Tecnológico da UFRJ, investigando os fatores de degradação do objeto de acordo com as condições ambientais da Ilha do Fundão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Conservação e Restauração

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