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dc.contributor.advisorMenezes, Danielle de Almeida-
dc.contributor.authorFreitas, Nathália Alcáçova Pimentel de-
dc.date.accessioned2022-04-14T12:14:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16709-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.titleO ensino de língua inglesa para crianças (LIC) na SME-RJ: reflexões sobre as orientações curriculares locais e nacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8496958658126216pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1240470281814802pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Mergenfel A Vaz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6277312293965310pt_BR
dc.description.resumoApesar de não obrigatória, conforme a legislação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017; BRASIL, 2017), a inserção do ensino de língua inglesa para as séries iniciais em algumas redes municipais tem se consolidado nos últimos anos (MEGALE, 2019; TONELLI, FERREIRA, BELO-CORDEIRO, 2017). Na cidade do Rio de Janeiro, o ensino do idioma para os anos iniciais do ensino fundamental foi instaurado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Esta monografia tem como objetivo analisar as recentes orientações para o ensino de inglês nas séries iniciais do ensino fundamental do Currículo Carioca (SME-RJ, 2020) em comparação com os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017). Para isso, os documentos foram submetidos à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), de modo a conhecer os pontos de convergência e divergência entre eles. Como a BNCC apresenta orientações para o ensino de inglês a partir do 2o segmento do ensino fundamental, foi realizada também a análise do capítulo de Língua Portuguesa direcionado para as séries iniciais do ensino fundamental. Os resultados iniciais indicam que há um alinhamento teórico entre os documentos analisados. Todavia, o Currículo Carioca (2020), no que diz respeito aos objetos de aprendizagem a serem desenvolvidos pelos docentes, mostram-se incompatíveis com os fundamentos que lhe dão suporte, o que revela uma inconsistência teórico-metodológica do documento. Os resultados iniciais mostram também que os objetos de aprendizagem não são apresentados segundo uma progressão clara, já que os mesmos conteúdos se repetem em séries diferentes. Os achados indicam a relevância de continuidade do estudo, abrindo caminho para possíveis investigações sobre a relação entre o currículo e os Cadernos Pedagógicos desenvolvidos pela SME e distribuídos aos alunos, dentre outras possibilidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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